3 de ago de 2010

CONGRESSO FORA DO EIXO



Convidamos você para participar do Congresso Regional Sul Fora do Eixo que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de agosto desse ano, em Santa Maria, no SESC.

O congresso será um espaço de interação e apresentação das diferentes realidades dos coletivos de ação cultural, servindo para articular uma rede de trabalho e ações conjuntas, que visa estimular a produção cultural local e criar possíveis rotas de circulação dessa produção a nível regional, nacional e internacional. Serão realizadas rodadas de discussão a respeito das redes e movimentos culturais hoje,  políticas publicas para a cultura, organização dos coletivos e sustentabilidade, além de outros eixos temáticos que envolvem toda a organização e articulação do modo de produzir cultura na atualidade, visando construir uma plataforma comum de trabalho e planejamento para o ano 2010/2011.
O Congresso de Santa Maria, faz parte das etapas Regionais do III Congresso Fora do Eixo. Seis congressos regionais serão realizados entre agosto e setembro deste ano, nas cidades Brasília (DF), Fortaleza (CE), São Carlos (SP), Santa Maria (RS), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). Após as regionais, acontecerá a etapa nacional do III Congresso Fora do Eixo, que será realizada entre os dias 10 e 17 de outubro, em Uberlândia (MG).


Sobre o Circuito Fora do Eixo- Fundado em 2005 por coletivos independentes de MT, PR, AC e MG, o Circuito Fora do Eixo tornou-se um movimento legítimo da cultura brasileira, apostando em empreendimentos coletivos cada vez mais crescentes na cadeia produtiva cultural, por meio da música independente. Hoje conta com 50 coletivos e com representantes em todos os Estados brasileiros, trocando tecnologias e conhecimentos cotidianamente, decidindo e trabalhando em ações conjuntas, como é o caso do Congresso Fora do Eixo. O Macondo é um dos coletivos que compõe essa rede de trabalho, portanto, é um dos pontos Fora do Eixo. Na regional Sul, além do Macondo Coletivo, existem os coletivos Satolep (Pelotas), Extremo Rock Sul (Porto Alegre), Alona (Londrina), Desterro (Florianópolis), Sintomatica (Buenos Aires).

Além dos Pontos Fora do Eixo o Congresso será aberto a outros grupos e indivíduos que tenham o interesse em participar e constituir uma rede de trabalho e mobilização cultural. Nesse sentido, estão convidados agentes culturais, organizações, coletivos e instituições que atuam e compõem a cena cultural da cidade e da região. Para participar, basta se inscrever através do formulário disponibilizado aqui ou ir nos links abaixo indicados. Contamos com a sua presença!
Mais informações sobre o Congresso 
tel. 55 3025 4809/ 55 3026 6698 (Lúcia)

Associação de Produtores Independentes Macondo Coletivo

Comissão Organizadora Congresso Fora do Eixo Regional Sul

Nenhum comentário: